CINE SIN LIMITES:
CLAUDIO CALDINI, JORGE HONIK E NARCISA HIRSCH
Convidamos a todos para a mostra Cine
sin limites: Claudio Caldini, Jorge Honik e Narcisa Hirsch, que ocorrerá
entre os dias 4 e 14 de Maio, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A
mostra conta com 70 curtas-metragens, a grande maioria deles inéditos no Brasil,
que celebram a obra de três cineastas experimentais argentinos essenciais.
Entre o final dos anos 60 e o início dos anos 80, um
grupo de cineastas se reunia regularmente em Buenos Aires para compartilhar
seus filmes. Eles filmavam principalmente em 8 mm e Super-8 e foram influenciados
pelo cinema experimental de artistas como Michael Snow e Werner Nekes. Três
deles são figuras chaves desse movimento que deu forma ao cinema experimental
argentino. Claudio Caldini é um teórico e artista que cria imagens de beleza extraordinária,
procurando extravasar as limitações da consciência humana, ao conectar-se com o
mundo natural ao seu redor. Jorge Honik, renomado escritor e teatrólogo, apesar
de possuir uma singela obra cinematográfica, compõe inspiradas crônicas fílmicas,
esteticamente livres e divertidas. A imigrante alemã Narcisa Hirsch apresenta
um estilo muito pessoal, compartilhando suas próprias inquietudes com o público,
através de breves autobiografias que jogam com o limite entre realidade e ficção.
A mostra Cine
sin limites: Claudio Caldini, Jorge Honik e Narcisa Hirsch terá
projeções em Super-8 e digital. As cópias foram fornecidas pelos cineastas, com
exceção das novas versões digitais dos filmes de Caldini e Honik que foram
cedidas pelo selo antennae collection.
A mostra trará para São Paulo os três cineastas e Daniela Muttis – assistente
de Hirsch e montadora de alguns de seus filmes. Acompanhando a história do
cinema experimental na Argentina, também serão apresentados sete filmes de
outros cineastas que dialogam com a obra desses artistas.
A mostra é uma realização do Centro Cultural São Paulo
e da Prefeitura de São Paulo, com curadoria e produção de Aaron Cutler e
Mariana Shellard.
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Rua Vergueiro, 1.000
Paraíso
São Paulo, SP
05427-10
Sala Lima Barreto
Tel.: 11 3397 4002
Preço do ingresso: De R$2,00 a R$4,00
PROGRAMAÇAO
DA MOSTRA:
Quinta,
4 de maio:
20h – Programa Caldini 1
conversa com o cineasta após a sessão
Sexta,
5 de maio:
18h – Programa Honik 1
conversa com o cineasta após a sessão
20h – Programa Hirsch 1
conversa com a cineasta após a sessão
Sábado,
6 de maio:
16h – Programa Hirsch 2
conversa com a cineasta após a sessão
18h – Programa Caldini 2 (Super-8)
20h – Programa Caldini 3 (Super-8)
Domingo,
7 de maio:
18h – Programa Honik 2 (Super-8)
20h – Debate entre Caldini, Hirsch e Honik, com
moderação de Aaron Cutler
Terça,
9 de maio:
18h – Programa Hirsch 3
20h – Programa Caldini 4
Quarta,
10 de maio:
18h – Programa Hirsch 4
20h – Programa Honik 1
Quinta,
11 de maio:
18h – Programa Hirsch 1
20h – Programa Honik 3 (sonoro)
conversa com o cineasta após a sessão
Sexta,
12 de maio:
18h – Programa Caldini 4
20h – Programa Hirsch 2
Sábado,
13 de maio:
18h – Programa Hirsch 3
20h – Programa Honik 3 (mudo)
Domingo,
14 de maio:
18h – Programa Hirsch 4
20h – Programa Caldini 1
SINOPSES:
Caldini
– Programa 1 (Digital, 75min):
Ao retornar de uma longa viagem durante a qual viveu
na Espanha e Índia, Caldini amadureceu sua estética cinematográfica,
convergindo de explorações técnicas da imagem em movimento à reflexão
espiritual, através de imagens da natureza e de objetos simbólicos que refletem
sua própria percepção. Em Barcelona o artista registrou o Park Güell de Antoni
Gaudí projetando-o como labirintos e explosões de mosaicos através de uma
fratura análoga da temporalidade linear. Em Ventana
camadas de imagens são sobrepostas pelo ato de filmar e refilmar o mesmo rolo
de Single-8. Em Aspiraciones, o ritmo
pausado da respiração define o ritmo análogo na imagem que projeta a fuga da
chama de uma vela para o infinito obscuro do quadro cinematográfico. O programa
conclui com o registro, filmado em São Paulo, de um recital solo das danças espontâneas de Rolf Gelewski.
Film-Gaudí (1975, 6min)
Ventana (1975, 5in)
Baltazar (1975, 4min)
Aspiraciones (1976, 7min)
Cuarteto (1978, 21min)
Un enano en el jardín
(1981, 13min)
Templo cerrado (1982, 3min)
Rolf Gelewski,
spiritual dancer (1982/2016, 16min)
Caldini
– Programa 2 (Super-8, 79min):
Seis filmes, todos em suas versões originais em
Super-8, exploram os limites da percepção. Vadi-Samvadi
são as notas predominantes em uma melodia indiana. No filme, imagens de plantas
e de uma pequena máquina a vapor vibram intensamente e são acompanhadas pela
música indiana, simulando um processo sinestésico. Em Gamelan, o registro do movimento da câmera que gira em sentido
anti-horário, cria imagens distorcidas de uma paisagem bucólica e é acompanhado
pela música minimalista de Steve Reich. Em A
través de las ruínas, imagens noturnas, registradas em limiares de
exposição foram captadas afim de emular uma visão tátil, subconsciente.
Límite (1970, 17min)
Cuarteto (1978, 20min)
Vadi-Samvadi (1981, 7min)
Gamelan (1981, 12min)
A través de las
ruinas (1982,
7min)
Rolf Gelewski,
spiritual dancer (1982/2016, 16min)
Caldini
– Programa 3 (Super-8, 75min):
Jornadas
de cine con Werner Nekes é um registro de 1980
do Seminario de Cinema Experimental organizado pelo Goethe-Institut com o
cineasta alemão Werner Nekes. El devenir de las piedras agrega três episódios de “filmes para
música”, com trilha sonora composta pelo próprio cineasta. Sin Título (2007) é um poema visual haicai sobre a brincadeira
entre um pássaro e um cachorro. Sin
Título (2015) registra a beleza involuntária da arquitetura em ruinas. Todos
os filmes de Caldini serão projetados em Super-8 e três filmes em digital selecionados
por Caldini, de jovens cineastas argentinos experimentais, também compõe a
sessão.
Jornadas
de cine con Werner Nekes (1980, 14min)
El
devenir de las piedras (1988, 14min)
Sin
Título (2007,
3min)
Sin
Título (2015,
6min)
LUX
TAAL (2009, 12min)
Denkbilder
(dir. Pablo Marín, 2013,
5min) (digital)
Espectro
(dir. Sergio Subero, 2010,
9min) (digital)
El
Quilpo sueña cataratas (dir. Pablo Mazzolo, 2012, 12min) (digital)
Caldini – Programa 4 (Digital, 73min):
Em La escena
circular, as silhuetas de um casal diante de uma janela sugerem uma síntese
do espaço cinematográfico e da universalidade de suas figuras. A câmera chama
atenção para momentos, gestos e ações – o cinema redescoberto como máquina de
memória afetiva. Em Ofrenda, um ciclo
culminante de margaridas descreve o que é indeterminado e fortuito na captura
de uma sequencia de imagens. Heliografía convida
o espectador para um passeio psicodélico de bicicleta
que se transforma em uma reflexão sobre o ser visível e o ato de ver. O
programa termina com um ensaio audiovisual em memória de Tomás Sinovcic,
cineasta argentino sequestrado e assassinado pela ditadura militar argentina em
1976.
Gamelan (1981, 12min)
Vadi-Samvadi (1981, 7min)
La escena circular (1982, 8min)
A través de las ruínas (1982, 9min)
Ofrenda (1978, 5min)
Consecuencia (1992, 3min)
Heliografia (1993, 6min)
Prisma (2005, 6min)
Deadline (2015, 1min)
Un nuevo día (2016, 16min)
Honik
– Programa 1 (Digital,
55min):
Quatro filmes de cineastas argentinos de diferentes
gerações antecedem a estreia mundial de Elementos
de Jorge Honik – seu primeiro filme após um intervalo de mais de trinta
anos. O surrealista Traum é
considerado o primeiro filme experimental da Argentina. Ideítas é uma animação desenhada diretamente sobre a película de um
filme subexposto. Sin título mescla
interferências químicas e ranhuras sobre a película, criando um efeito de cores
e luz surpreendente. Em Resistfilm, imagens
caleidoscópicas são construídas dentro da câmera ao isolar partes da lente e
refilmar a mesma película. Elementos – o primeiro trabalho de Honik em vídeo – é um ensaio
sobre os elementos que conformam o material e o imaterial do mundo. Segundo o
cineasta, “É apenas uma tentativa visual de opor a realidade tangível contra
esta outra, imaterial e mesmo imutável, das ideias”.
Traum (dir. Horacio
Coppola e Walter Auerbach, 1933, 3min)
Ideítas (dir. Victor Iturralde Rúa, 1952, 1min)
Sin título (dir. Gabriel Romano, 1982, 2min)
Resistfilm (dir. Pablo Marín, 2014, 14min)
Elementos (2017, 35min) (estreia mundial)
Honik
– Programa 2
(Super-8, 72min):
La
mirada errante (I) e La mirada errante (II) serão projetados simultaneamente em Super-8. Um deles é uma
colagem de imagens filmadas no Magrebe e na Patagônia, enquanto o outro é um
registro nervoso e descuidado de uma viagem à Índia e ao Nepal no começo dos
anos 70. O afeto sincrônico de ambas as projeções não é premeditado, segue um
padrão de aleatoriedade. Em Nubes, nuvens filmadas no oásis de Tabount em Marrocos
criam formas que se diluem rapidamente com a velocidade do vento, antecipando uma
tempestade de areia no deserto. Recortes de revistas encontradas por acaso são
a base da animação Komik que propõe um
jogo com a infinita quantidade de signos visuais que aparecem diariamente ao
caminhar pelas cidades. El
inmortal se baseia no conto homônimo de Jorge Luis Borges e relata, através de
um redemoinho de imagens elusivas, a longa viagem do protagonista em busca da
secreta Cidade dos Imortais.
La mirada errante (I) (1970,
22min) + La mirada errante (II) (1970, 20min) (projeção dupla,
25min total)
Gaudí asesinado por un tranvia (1968,
4min)
Nubes (1969,
4min)
Komik (1969,
3min)
Un paseo (1969,
4min)
El inmortal (1970,
12min)
Passacaglia y fuga (1975,
20min)
Honik
– Programa
3 (Digital, 62min):
Gaudí
asesinado por un tranvia confronta imagens
da Igreja Sagrada Família de Antoni Gaudí com imagens de zonas industriais. Em Un paseo, breves exercícios de animação
desenham a figura de uma contempladora descobrindo com assombro as paisagens de
sonhos que a rodeiam, enquanto percorre os campos de trigo e descansa nos
rostos dos habitantes de uma pequena aldeia do Marrocos. India—Nepal é um registro de impressões fugazes de rostos, paisagens, templos, pessoas
e coisas, durante uma viagem à Índia e ao Nepal no começo dos anos 70. Rodado
praticamente todo no interior de uma casa em Bariloche, Passacaglia y fuga explora móveis,
cantos, objetos e livros da casa que vibra com vida própria, revelando pegadas
e vestígios quase fantasmagóricos, enquanto a presença humana é apenas
sugerida. O programa passará duas vezes – a primeira com músicas escolhidas
pelo cineasta, e a segunda, em silencio.
La mirada errante (I)
(1970, 22min)
Gaudí asesinado por
un tranvia (1968, 3min)
Nubes (1969, 3min)
Komik (1969, 2min)
Un paseo (1969, 3min)
India-Nepal (1971, 10min)
Passacaglia y fuga (1975, 19min)
Hirsch
– Program 1 (Digital, 72min):
A música de Steve Reich que dá nome ao filme Come Out consiste em uma frase que vai
se defasando eletronicamente. O filme começa com uma imagem desfocada que muito
lentamente entra em foco, enquanto o som realiza o movimento inverso. Em Taller, uma imagem fixa da parede de um
quarto é acompanhada pela voz da artista que descreve para um amigo o que ela
vê e o que não enxergamos. A vida interior de Testamento y vida interior é um lugar por onde a câmera passeia
muito lentamente. O testamento são os
amigos de cinema que carregam um caixão pela cidade e depois pela Patagônia
nevada. Inscripciones procura dizer
algo sobre o nascimento da linguagem, do texto, da palavra, e trata de abordar
a necessidade, inerente ao homem, de construção de sentido frente à
invisibilidade existencial.
Come Out (1971, 12min)
Taller (1971, 11min, versão em espanhol)
Manzanas (1973, 5min)
Aigokeros (1979, 13min)
La velocidad del
tiempo (2012, 1min)
Testamento y vida
interior (1977, 11min)
Inscripciones (2015, 19min)
Hirsch
– Program 2 (Digital, 67min):
Marabunta é um registro audio-visual do happening de mesmo nome protagonizado por Hirsch, Marie Louise
Alemann e Walther Mejía. O happening
foi uma cerimônia antropofágica coletiva em torno de um esqueleto de seis
metros de comprimento, coberto de comidas e recheado de pombas vivas que eram
libertadas conforme as pessoas se alimentavam. La noche bengali é um documentário poético sobre o seminário do
cineasta experimental alemão Werner Nekes realizado em Buenos Aires em 1980 pelo
Goethe-Institut local. Em A-Dios, um
homem volta da guerra vencido - é o fim das batalhas e das ideologias.
El erotismo del
tiempo (2006, 1min)
Marabunta (1967, 8min)
La noche bengalí (1980, 7min)
Ama-Zona (1983, 11min)
Celebración (2007, 5min)
Canciones Napolitanas (1971, 11min)
A-Dios (1989, 22min)
Hirsch
– Program 3 (Digital, 68min):
Em Patagonia
a câmera observa de perto os pastos patagônicos e em seguida a face de
camponeses em um armazém. Tudo é filtrado por uma luz de cor âmbar. Em Pink Freud, um homem atarefado
classifica bonequinhos de plástico em um quarto, enquanto uma mulher jovem
dorme no sofá. Mujeres mostra
mulheres em distintas situações de vida e, ocasionalmente, homens sozinhos
assumindo funções diferentes como um atleta de esqui, um músico e um juiz.
Patagonia (1976, 10min)
Workshop (1976/77, 11min, versão em inglês)
Pink Freud (1973, 9min)
Bebes (1974, 13min)
Mujeres (1970/85, 25min)
Hirsch
– Program 4 (Digital, 66min):
Aída registra uma dança realizada pela bailarina Aída Laib
no ateliê de Hirsch. Em Descendencia,
filmes caseiros de festas familiares das gerações passadas da artista são
intercalados com imagens em close-up dos membros da nova geração. Patagonia é um documentário com paisagens
áridas, a fauna local, camponeses, vaqueiros, agricultores e comerciantes, que
compõe belas imagens bucólicas. Rumi
é uma interpretação dos textos do poeta persa através de imagens da natureza e
de um dançarino sufi.
Aída (1976, 7min)
Descendencia (1973, 13min)
Patagonia (1977, 18min)
Rumi (1995/99, 28min)
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